Quantcast
Channel: Gastronomia – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

Serra gaúcha: gastronomia e pontos turísticos

$
0
0

Nova Petrópolis:

A cidade é bem pequena, e dá pra perceber o cuidado das pessoas com ela. Ruas bem cuidadas, sem sujeira; pessoas simpáticas e lojas, muitas lojas de malhas. Em maio ocorre a Festimalha, com grandes descontos. Entretanto, dá pra conseguir bons preços mesmo fora do festival. As malhas são de muito boa qualidade, mas uma dica: leve bastante dinheiro, a variedade é grande, então a vontade de trazer tudo também.

Na principal praça da cidade tem o famoso Labirinto. Reformado ano passado, ele conta com um caminho novo, e muito mais difícil. Vale fazer uma aposta pra quem chegar primeiro ao centro, e outra pra quem sair: a diversão é garantida.

Outra passeio legal pra fazer na cidade é a Aldeia do Imigrante. Por algo em torno de sete reais dá pra visitar várias construções antigas, da época em que os imigrantes passaram a povoar a cidade. Pra quem gosta desse clima, o passeio é bem legal. Além disso dá pra fazer fotos em estilo antigo, por  35 reais. As roupas não valorizam, mas o resultado final é, digamos, interessante. Até a Fernanda Lima, com a sua family já fez fotos lá ;) .

 

Gramado

Sim, a cidade é um glamour. Eu amo Gramado. Adoro o clima,  a paisagem, a não-poluição, e principalmente, a educação das pessoas. Lá, tu nem precisa olhar pro lado antes de atravessar a rua: os carros simplesmente param. Se  não pararam, é porque algum portoalegrense tá lá mostrando suas garrinhas.

O que me cansa em Gramado é o excesso de lojinhas. Sou uma consumista pesquisadora, daquelas que olha uma manta em trinta lojas antes de não levar nenhuma pra casa. Mas, sabendo bem onde procurar, dá pra levar coisas bem interessantes pra casa, por um precinho modesto.

Os restaurantes são caros. Não quer gastar, não vai. Tu até consegue uns buffets por 18.90, mas te digo, não são dos melhores. Uma dica é tomar um bom café da manhã e adiar o almoço para às 16h, daí dá pra substituir por um bom café colonial. O café Bella Vista é um dos mais tradicionais, e por 55 por pessoa, tu almoça e janta, sem brincadeiras. De noite, uma sequência de fondue é uma boa pedida. Não vamos falar de preços, mas por menos de 100, 150 reais, tu não consegue um para duas pessoas. Mas tem que ir com muita fome, mesmo. Não dá pra tomar um café colonial e ir pra fondue depois. A sequência queijo-carne-chocolate é muito bem servida.

A cidade tem muitos pontos turísticos. Pra não gastar, dá pra fazer um passeio no Lago Negro, que é deslumbrante. Tem um clima de Redenção, mas muito mais europeu.  Se quiser um passeio mais românticozinho, dá pra andar nos pedalinhos, que tem na forma de cisne ou em barcos. Eu particularmente não me aventuro, mas né, vai saber.

Maaas, o passeio que eu mais curto é o das lojas de chocolate. Na questão sabor, a Caracol é ótima, mas a Florybal me conquistou, não só por ter precinhos mais modestos (mas nem tanto) mas pela variedade de suvenirs. Tem chocolate verde, azul e amarelo; em forma de dragão, carrinho ou coelho. Além do quê, a própria loja é linda, cheia de personagens e atividades para as crianças. Vale a pena a visita.

 

Canela

É sempre a última cidade que eu visito. Geralmente no domingo à tarde. Entretanto, pra quem tem fôlego, a visita ao Parque do Caracol é algo muito lindo de se fazer: uma vez na vida. Me aventurei a descer milhões de degraus, e na metade, eu não podia parar, pois as pernas ficam dormentes, mesmo.  Quando chegamos no final, é bem bonito. Não que justifique a falta de um elevadorzinho para os mais preguiçosos. Rende umas fotinhos bem pertinho da cachoeira e a sensação de estar no meio da floresta. Pra quem gosta, como eu, é bem divertido. O que não é divertido é a subida. Imaginem só.

Outro Parque que é muito lindo é o Parque da Cachoeira. Fiquei hospedada lá ano passado, e dormir com o barulho da água dá uma sensação boa. O brabo é a distância: o Parque das cachoeiras fica em uma estrada de chão, e é bem longinho do centro de Canela. Mas vale a pena. Além de ficar no meio do “mato” tem diversas trilhas pra fazer (sozinhos!) que são bem legais. A paisagem é linda.

A catedral de Pedra: ótima para uma fotinho, e só. Não tem nada demais, e que Deus me perdoe. A nossa Catedral me parece mais bonita.

 

A Serra gaúcha é romântica, e cara. Vale a pena visitar, mas é bom evitar a época dos Namorados, pois fica insuportável andar. O trânsito fica meio caótico e os lugares cheios. O bom, daí, e se isolar em um hotel distante, no meio do nada. E relaxar.

Estalagem Reserva da Collina, em Gramado. Outra distante, mas com uma paisagem...

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 25